A Avast, líder global em produtos de segurança digital, divulgou recentemente dados de sua pesquisa que abordou a opinião dos brasileiros sobre os bots nas redes sociais.
Segundo a pesquisa, apenas um terço (33,49%) dos brasileiros sabem o que são e para que servem os bots. Enquanto isso, 36% dos entrevistados disseram desconhecer o assunto. Por fim, vale destacar que 30,44% disseram já ter ouvido falar sobre esses robôs, mas não exatamente quais as suas funções nas redes.
Considerados softwares (robôs), os bots são utilizados para tornar automáticas e eficientes determinadas tarefas repetitivas no mundo virtual, como por exemplo, a coleta de informações relevantes na web, por meio de pesquisas com palavras-chave e hashtags, com o objetivo de ajudar os usuários.
No entanto, os bots também têm chamado a atenção de pessoas mal-intencionadas que podem utilizá-los de forma indevida, para minerar dados dos usuários na internet e, em época eleitoral como a que estávamos vivendo a pouco, fornecer informações falsas para tentar manipular a opinião das pessoas. Para isso, criam contas automatizadas que imitam o comportamento do ser humano e chegam a fazer posts, acompanhar outras contas e até interagir com pessoas reais nas redes sociais.
Conforme o levantamento, que foi realizado também para questionar os brasileiros sobre a veracidade das notícias que circulam nas plataformas sociais, 75% disseram não ter certeza de que as informações são realmente verdadeiras.
“Com o uso de Inteligência Artificial, tem sido cada vez mais difícil reconhecer se a conta do usuário é de um bot (robô) ou de uma pessoa real. Uma boa dica para evitar que bots maliciosos se infiltrem na rede social do usuário, é não aceitar solicitações de amizade de desconhecidos”, destaca a Avast.